quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pátina sobre madeira

Aproveitando o gancho da postagem anterior, sobre decoração provençal, segue o passo a passo de como aplicar a pátina, sobre madeira conferindo um aspecto envelhecido e romântico. Esta técnica de pintura é muito utilizada para restaurar móveis antigos, mas também pode ser aplicada em móveis novos, como MDF e fórmica. Abaixo segue as instruções:

Materiais:
- 01 lata de tinta látex branca
- 01 galão de verniz incolor
- 02 rolos para pintura
- 01 palha de aço
- 01 lata de tinta látex na cor ocre
- Lixas nº 160 e nº 180

Modo de fazer: Retire o verniz do móvel com a lixa 160. Passe um tecido molhado retirando o pó. Espere secar. Com a lixa 180 nivele a superfície da peça, se for necessário. Retire o pó novamente com um pano úmido. Aplique uma camada de tinta látex branca com um dos rolos. Espere três horas secar e aplique mais uma demão. Aguarde novamente a tinta secar e com o outro rolo, aplique a tinta na cor ocre. Aguarde cerca de uma hora e com a palha de aço você deverá retirar o excesso de tinta. Tenha cuidado, pois você deverá fazer um único movimento de cima para baixo. A palha de aço vai promover o efeito de “riscar” o móvel, deixando-o com aspecto envelhecido.
Dica: faça a pintura do móvel por partes. Ou seja, inicie e termine todos os passos pintando o mesmo lado. Só comece o lado seguinte do móvel quando a tinta ocre já estiver seca (cerca de três horas).
Por fim, aplique duas demãos de verniz.

http://comofas.com/wp-content/uploads/2011/07/CRIS-RESTAURA%C3%87%C3%83O-C-P%C3%81TINA-ENVELHECIDA-DEPOIS-11.jpg
http://comofas.com/wp-content/uploads/2011/07/CRIS-RESTAURA%C3%87%C3%83O-C-P%C3%81TINA-ENVELHECIDA-DEPOIS-11.jpg
 
Fonte de pesquisa: http://www.arteblog.net/2012/03/24/patina-em-madeira-vamos-aprender/

Nenhum comentário:

Postar um comentário