quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DECORAÇÃO RETRÔ

O termo retrô significa, basicamente, para trás. Ou seja, é um estilo que resgata as tendências do passado, o que foi sucesso no design das décadas passadas. Sendo assim, a decoração que segue essa vertente traz uma atmosfera repleta de nostalgia e com os traços marcantes de outras épocas, em especial as décadas de 50 a 80, mas com objetos totalmente repaginados e bem tecnológicos.




Um dos pontos fortes deste estilo é a ousadia. Uma dica para não o ambiente não ficar parecendo um cenário é misturar os anos e utilizar móveis/adornos contemporâneas juntos.




Embora seja um estilo que misture várias décadas e tendências, algumas coisas podemos ver se repetirem, tal como linhas simples e sofisticadas, móveis grandes e com formato ousado, superfícies lisas, cores vivas e design clean.



É muito comum as pessoas confundirem os termos "retrô" e "vintage". Na verdade eles são estilos distintos e com características igualmente distintas. Vintage são peças ou móveis originais da época, são encontrados em antiquários ou lojas do gênero. O retrô tem os objetos e mobiliários inspirados em uma época, mas recriados, revisados e produzidos pela indústria atual. Resumindo: retrô é algo novo relançado igual ou semelhante ao antigo. Entretanto, é possível criar um ambiente retrô mesclado com peças vintages ou vice-versa, um ambiente vintage com algum objeto novo mas com aspecto de antigo.



As peças de estilo retrô são consideradas puro design, pois seus traços marcantes e kitsch são facilmente identificados. 



Entre os materiais utilizados, destacam-se os cromados, espelhos, madeira, lamé e linóleo. As cores são fortes, predominando, vermelho, azul, laranja, amarelo, lilás, verde e rosa pink. O preto e branco também é muito comum. O papel de parede também é largamente aplicado neste estilo. Entre os tecidos temos o veludo, vinil, rendas e felpo.






É só por hoje, até mais!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário