quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ícones do Design

Existem peças que são atemporais, atravessam décadas e décadas e continuam sendo reverenciadas. Devido sua beleza, funcionalidade e ergonomia, elas causam impacto e roubam a cena. Abaixo listei 20 itens que mais gosto:


1. Cadeira Wassily

Desenhada pelo arquiteto húngaro e professor da Bauhaus, Marcel Breuer, entre 1925 e 1927, recebeu esse nome em homenagem ao pintor abstrato Wassily Kandinsky. A disposição dos tubos cromados e das tiras de couro distribuídas no assento e no descanso dos braços e das costas imprime fluidez e estética à cadeira.


2. Chaise Le Corbusier

Também batizada como LC4, é criação do famoso arquiteto e urbanista e designer francês Le Corbusier, que tem obras pelo mundo todo. A data de seu lançamento é o ano de 1929 e chama a atenção pelas formas curvas, semelhante ao corpo humano.


3. Poltrona Barcelona

De autoria do arquiteto alemão naturalizado norte-americano Mies Van Der Rohe, possui design inovador com uma estrutura única de chapa de aço escovado e estofado de couro costurado à mão, se tornou uma das principais representantes da Bauhaus, escola de artes plásticas, design e arquitetura alemã que teve grande expressão no período chamado Modernismo.



4. Cadeira Eiffel

A cadeira Eiffel ou DAR, foi desenhada pelo casal norte-americano Charles e Ray Eames em 1948. Sua base estruturada em aço inox dá a impressão de o assento em concha flutuar, o que conferiu uma forma única e muito expressiva, sendo uma peça bastante utilizada nos projetos de decoração até os dias de hoje.



5. Cadeira Butterfly

Assinada pelo arquiteto argentino Jorge Ferrari-Hardoy em 1938, ela é na verdade uma atualização da Cadeira Paragon, de 1870. O modelo ganha reconhecimento no ano de 1944, quando é selecionada para integrar a seção de arquitetura Arte e design no Museu de Arte Moderna de Nova York.




6. Poltrona LC2

Também criada por Le Corbusier, esta peça foi criada em 1929, mas foi no ano de 1959, quando Heidi Weber assinou uma nova versão, ela ganhou notoriedade no design mundial. O que chama atenção são suas formas simples, suas linhas clean e o conforto.





7. Cadeira Brno

Outro ícone do modernismo desenhada por Mies Van Der Rohe, um dos nomes de mais expressão da Bauhaus, a Cadeira Brno é do ano de 1933, e foi criada para fazer parte de uma casa projeta pelo arquiteto germânico na cidade de Brno, na República Checa.





8. Poltrona Egg

Criada em 1958 pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen para o lobby do Royal Hotel, em Copenhagem, recebeu esse nome devido seu formato se assemelhar à de um ovo. Suas formas orgânicas contrastavam com os traços retos e fortes do hotel. Em 2008 fez 50 anos.





9. Poltrona Swan

Também criada pelo designer Arne Jacbsen no mesmo ano e para a mesma obra em Copenhagem, na Dinamarca, a Poltrona Swan foi outra peça do arquiteto que chamou a tenção por seus traços curvelíneos e inovação tecnológica, sendo muito utilizada na atualidade.





10. Mesa Tulipa

A Mesa Tulipa, juntamente com as cadeiras de nome condizente, datam do ano de 1956 e foi criação do arquiteto filandês Eero Saarinen, e é famosa pelo seu desenho, sem pernas, um único pedestal, aliando funcionalidade, ergonomia e beleza.



11. Poltrona e Puf Eames 


Um clássico do design do século 20, o conjunto criado por Charles e Ray Eames em 1956 jamais deixou de ser produzido e comercializado. Seu formato de concha se torna extremamente confortável junto ao puf, e muito convidativo para compor bibliotecas e escritórios.





12. Cadeira Ant

Outro clássico do design moderno lançado pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen, a Cadeira Ant foi projetada em 1952, e ainda hoje, com 62 anos é amplamente comercializada, em diversas cores e materiais. Seu nome, formiga em inglês, é devido à semelhança de sua forma com à de uma formiga, e foi projetada para ser leve, fácil de empilhar e ter pouco embaraço nos pés.




13. Banco Marquesa


Desenhada em 1974 pelo mundialmente reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o Banco Marquesa tornou-se ícone do design nacional. Feito de madeira prensada ebanizada com detalhe no assento de palha natural. Suas formas sinuosas e simples lhe conferem grande beleza.





14. Cadeira Balanço


Outra peça icônica, a Cadeira Balanço foi criada por Oscar Niemeyer e sua filha Ana Maria, com estrutura de multilaminado moldado e assento de palhinha natural, possui o traço sinuoso e marcante do famoso arquiteto brasileiro.



15. Cadeira Bertoia

O arquiteto italiano Harry Bertoia em 1950 desenhou uma linha de cadeiras em fio metálico para a Knool International, que teve tão grande sucesso que lhe permitiram que se voltasse mais para a carreira de escultor, sua grande paixão. 


16. Cadeira Panton

Datada de 1970, a Cadeira Panton foi a primeira desenvolvida de uma única peça de fibra de vidro com acabamento liso dos dois lados. Possui um desenho leve, versátil e é confortável. Verner Panton, seu criador, a pensou através do olhar de uma criança, com belas cores e formas.


17. Cadeira Ball

Assinada pelo designer filândes Aero Aarnio no ano de 1962, é feita de fibra de vidro e possui design inovador, tendo seu formato uma esfera branca com a base apoiada no piso com o interior estofado em tecido vermelho.


18. Cadeira Bubble

Também de autoria de Aero Aarnio, é datada do ano de 1968 a sua criação. A Cadeira Bubble é uma esfera transparente com assento em seu interior, desenhada para ser pendurada no teto. Segundo o próprio designer, disse, " depois que eu tinha feito a cadeira de esfera eu queria ter a luz dentro dela e então eu tive a idéia de uma bola transparente onde a luz viesse de todas as direções."


19. Cadeira Mademoiselle

A Cadeira Mademoiselle foi desenvolvida em 2004 pelo futurista Philippe Satrck e foi fabricada pela Kartell, tornando-se ícone do design contemporâneo. Mesclando design e moda, a cadeira se veste a cada nova coleção com estampas dos grandes nomes da moda, como Dolce & Gabbana e Jean-Paul Gautier.


20. Cadeira Louis Ghost

Este outro clássico do design contemporâneo é também de autoria do arquiteto e designer Philippe Starck, tendo sido a sua criação no ano de 2002. A Louis Ghost é uma cadeira barroca Louis XV revisitada, feita em policarbonato injetado. O nome aliado à forma e ao material conferem à peça um ar irreverente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário